Hortaliças presentes em todas as regiões do Brasil, as cebolas são um dos temperos indispensáveis para chefes de família do país. Quando o assunto é cozinha brasileira, cebola e alho são dois ingredientes que simplesmente não podem faltar. Ainda assim, nem todo mundo esta familiarizado com a variedade de cebolas presentes no território nacional.
Cebolas Amarelas
Se você gosta de cozinhar e fazer compras, então provavelmente esta familiarizado com esse tipo de cebola. As cebolas amarelas são as mais presentes por hortifrutis, sacolões, supermercados e feiras pelo país. Essa cebola é muito versátil na cozinha e também no plantio, então acaba sendo uma opção cultivada ao redor do mundo.
Na cozinha, o sabor é um marco. Tanto para refogados, quanto para molhos, sopas, cremes e todo tipo de receita que se possa imaginar, a cebola amarela é uma boa opção. O sabor é marcante, mas sútil, e seu uso não é lá um grande mistério, afinal a maioria das famílias esta acostumada com ela.
Cebolas Roxas
Cebolas roxas também são muito encontradas nos mercados pelo Brasil, mas não costumam ser a opção mais comum das donas e donos de casa, afinal de contas o sabor dessas hortaliças é um pouco mais acentuado e exige um manejo um pouco mais cuidados. Quem nunca exagerou na cebola roxa na hora da receita e depois se arrependeu?
A cebola roxa é naturalmente mais adocicada, mas isso não anula sua ardência. Embora seja amplamente consumida crua, é preciso saber dosar na hora de usa-la. Existem muitas receitas que levam cebola roxa crua, como saladas e pasta de atum, por exemplo. Você não deve ter medo de usa-la, muito pelo contrário, mas é importante testar e experimentar, para evitar excessos. Ao mesmo tempo, se o seu intuito for a grelha: vai com tudo, porque isso tende a acentuar o sabor adocicado.
Cebola Doce
A cebola doce se assemelha a cebola amarela num primeiro olhar, mas tem um sabor distinto. Elas são geralmente maiores do que as cebolas amarelas e possuem um sabor mais suave, o que também as tornam excelentes para serem consumidas cruas. Uma curiosidade sobre essa cebola é que ela não surgiu espontaneamente, mas foi o resultado de um cruzamento intencional nos Estados Unidos. A cebola doce é literalmente o resultado de vários cruzamentos entre as cebolas mais doces do cultivo do país.
Cebola Branca
A cebola branca é geralmente menor do que as cebolas amarelas e seu sabor é melhor apreciado quando consumido cru. Em molhos, como o famoso vinagrete, ou em saladas, pastas, geralmente é uma opção para quem não quer abrir mão de cebola, mas não faz questão que seu sabor domine a receita.
Cebola Cipollini
Você já viu aquelas receitas de churrasco onde uma cebola inteira esta colocada em cima da grelha? A Cebola Cipollini grelhada ou assada é deliciosa e serve como acompanhamento para carnes. Essa cebola é pequena e achatada e também pode servir bem em saladas, inclusive como retoque ornamental em um prato quando você quer impressionar.