Quem nunca soltou alguns palavrões em um momento de dor extrema? Esse comportamento natural da maioria dos seres humanos está comprovadamente relacionado ao alívio da dor.
De acordo com um estudo coordenado pelo psicólogo Richard Stephens, da Universidade Keele, na Inglaterra, xingar ameniza a dor humana. A pesquisa feita com 67 pessoas comprovou essa teoria.
No estudo, o pesquisador colocava a mão dos voluntários em um recipiente com água muito gelada e permitia que eles falassem palavrões à vontade. Em um segundo momento do teste, o pesquisador repetia a experiência, mas não permitia os xingamentos.
O resultado: no primeiro teste, com palavrões, os voluntários resistiram cerca de 30 segundos a mais do que no segundo teste. De acordo com a pesquisa, xingar aumenta a nossa tolerância a estímulos dolorosos.
Palavrão Amigo
Não se preocupe, pois falar palavrões na hora da dor é normal. Essa atitude pode ajudar a aliviar a dor em pessoas que não têm o costume de xingar com frequência. O resultado do estudo sobre o xingamento foi apresentado na conferência anual da British Psychological Society.
Em resumo, os índices de tolerância à dor com xingamentos são maiores. Não hesite em falar alguns palavrões para suportar as dores da vida. Mas fique atento: essa condição de alívio da dor não acontece para pessoas que xingam com muita frequência no dia a dia. Guarde seus xingamentos para os momentos em que você realmente precisar deles!
Alívio da Dor
Os pesquisadores acreditam que a sensação de alívio da dor provocada pelo xingamento esteja relacionada a uma reação de luta ou fuga no organismo humano. Apesar de não ser uma estratégia médica de controle da dor, o xingamento causa sim uma resposta fisiológica que alivia o sofrimento. Os palavrões produzem uma resposta emocional e física.