Invenções

Qual é a origem do Sushi?

Você adora comer um japa? Então descubra como foi criado o delicioso sushi!

A culinária japonesa faz sucesso no mundo todo, mas nem todas as pessoas que adoram um japa conhecem a história do sushi. Por isso, agora, vamos apresentar como surgiu essa delícia japonesa.

O sushi nasceu da necessidade que o povo asiático tinha de conservar o peixe cru. Por meio de uma técnica de conservação criada no Sudeste Asiático, os japoneses acabaram inventando o sushi, prato tão tradicional da culinária japonesa.

O sushi foi inventado no século IV a.C. Nessa época, os asiáticos utilizavam o arroz cozido para conservar o peixe salgado por meio da fermentação do arroz. Eles enrolavam o peixe no arroz e depois de alguns meses, descartavam o arroz e consumiam apenas o peixe.

Os filés do peixe cru eram salgados e acondicionados dentro de um barril de madeira, envoltos em camadas de arroz, que liberavam o ácido láctico para garantir a conservação da carne.

ANÚNCIOS

No Japão, essa técnica passou por uma pequena modificação no século VII. Os japoneses passaram a utilizar pedras para prensar o peixe cru e o arroz. A evolução natural dessa técnica resultou na criação do sushi.

Com o passar do tempo, os japoneses começaram a consumir o peixe e o arroz temperados com o molho shoyu. O primeiro sushi moderno, como comemos hoje em dia, foi criado no século XV e era chamado de “Nama Nare zushi”.

Veja curiosidades sobre comida!

ANÚNCIOS

O primeiro sushiman da história viveu no século XVIII e se chamava Hanaya Yohei. Ele criou o “Niguiri zushi”, um bolinho de arroz de sushi com uma fatia de peixe cru por cima.

Já no século XX, o sushi ganhou fama e começou a se tornar popular no mundo ocidental. Um exemplo desse sucesso pode ser visto nas variações ocidentais do sushi, como o famoso California Roll, criado nos Estados Unidos.

Hoje, o sushi é referência em alimentação saudável e saborosa. A iguaria é tão apreciada que, no Brasil, por exemplo, existem várias redes de fast food japonês e várias Temakerias.

Sobre o Autor