Universo

Cientistas divulgam nova teoria sobre a origem da água no Planeta Terra

Pesquisadores teorizaram uma nova versão sobre a origem da água. Confira!

Pesquisadores divulgaram um novo estudo que reforça que a água da Terra pode ter se originado a partir de um material asteroidal e do gás deixado pela formação do Sol. A nova descoberta deve dar aos cientistas importantes informações sobre o desenvolvimento de outros planetas e seu potencial para ter vida.

O estudo foi publicado no Journal of Geophysical Research. Os pesquisadores propõem uma teoria que poderia explicar como surgiu e como se desenvolveu a reserva de água da Terra até os dias de hoje.

A nova pesquisa desafia ideias que eram amplamente aceitas sobre o hidrogênio na água da Terra, sugerindo que o elemento veio parcialmente de nuvens de poeira e gases remanescentes após a formação do Sol, fenômeno chamado de nebulosa solar.

Para identificar as fontes de água na Terra, os cientistas buscaram fontes de hidrogênio em vez de oxigênio. Muitos cientistas têm apoiado historicamente a teoria de que toda a água da Terra é proveniente de asteroides. Mas, de acordo com o novo estudo, existe um ponto cego nesse conhecimento.

Planeta Terra

A pesquisa foi elaborada por Steven Desch, professor de astrofísica na Escola da Terra e Exploração Espacial da Universidade Estadual do Arizona e coautor do novo estudo, e foi liderada por Peter Buseck, professor de Regentes da Escola de Exploração do Espaço e Terra e da Escola de Ciências Moleculares da Universidade Estadual do Arizona.

Estudos mais recentes sugerem que o hidrogênio presente nos oceanos da Terra têm menos deutério, indicando que esse componente pode não ter vindo de asteroides. Gases nobres, como o hélio, com assinaturas isotópicas herdadas da nebulosa solar também foram encontrados no manto da Terra.

Por isso, o estudo sugere um novo modelo teórico de formação da Terra para explicar essas diferenças entre o hidrogênio nos oceanos da Terra e no limite do manto central, bem como a presença de gases nobres no interior do planeta.

De acordo com o novo modelo, há bilhões de anos atrás, grandes asteroides encharcados começaram a se desenvolver em planetas, enquanto a nebulosa solar ainda girava em torno do Sol. Esses asteroides, conhecidos como embriões planetários, colidiram e cresceram rapidamente e, em determinado momento, houve uma colisão que introduziu energia suficiente para derreter a superfície do embrião e transformá-lo em um oceano de magma. Dessa forma, teria surgido a Terra.

Nebulosa, Formação

Através de um processo chamado de fracionamento isotópico, o hidrogênio foi puxado para o centro da Terra. Ao mesmo tempo, os impactos de embriões planetários menores e de outros objetos passaram a adicionar água e massa total à Terra, fazendo com que ela chegasse ao seu tamanho atual.

Com esta nova teoria, os cientistas explicaram que parte da água da Terra veio da nebulosa solar e parte veio dos asteroides carregados com água.

Fonte: Agu.org

Veja também:

Por que planeta Terra, se aqui tem mais água do que terra?

Sobre o Autor