O petróleo e seus derivados são extremamente importantes para a economia mundial, embora sejam considerados uma fonte de energia não renovável e extremamente prejudicial ao meio ambiente, por conta da poluição que promovem. O nome petróleo tem origem no latim e significa óleo de pedra.
Como o petróleo é formado no planeta?
O petróleo é um combustível formado em arenito ou rochas porosas que ficam no fundo dos oceanos. Por isso, existem plataformas de petróleo para explorar o combustível em diversos mares.
O petróleo tem como principais características sua cor escura, um aspecto viscoso e um cheiro forte. Ele é considerado a fonte número um de geração de energia no mundo, fazendo com que muitos países tenham uma grande dependência desse recurso.
Além de ser usado como combustível, o petróleo também dá origem a derivados como plásticos, borrachas, fertilizantes, tintas e outros materiais.
O estágio inicial do petróleo bruto é chamado de crude. Ele é o resultado do acúmulo de organismos ricos em carbono no fundo dos oceanos. Essa matéria fica acumulada por milhares de anos, presa em um ambiente com baixo nível de oxigênio e repleto de sedimentos.
O processo de formação do petróleo é lento e complexo. Para que o combustível se forme, é preciso que a matéria orgânica fique em uma temperatura entre 65° e 75°C, sendo comprimida por camadas de sedimentos. Sendo assim, é necessário ter a condição ideal de pressão e calor para que o combustível se forme.
Os hidrocarbonetos do petróleo são compostos por hidrogênio e carbono. Após o surgimento do crude, o petróleo segue um caminho entre rochas porosas e não porosas. Para que ele chegue até a superfície é preciso que seja feita a perfuração da rocha que impede o caminho natural do combustível. Em seguida, é necessário usar equipamentos específicos para bombear o petróleo para a extração humana.
A importância do petróleo
O petróleo é um óleo de grande importância para a sociedade moderna. Ele é encontrado em abundância em regiões do mundo como Arábia Saudita, Rússia e China, e é consumido em larga escala por países como Estados Unidos, China e Japão, que são considerados grandes economias mundiais.
Em todos estes países, o petróleo é hoje a base econômica, responsável por movimentar a indústria e a geração de energia. As nações que têm as maiores reservas petrolíferas do mundo se destacam e se tornam mais competitivas economicamente.
Basicamente, a transformação da matéria orgânica em petróleo segue etapas, como a migração primária, que realiza a transformação da matéria orgânica na região da rocha sedimentar e o deslocamento do petróleo para áreas geológicas superiores; e a migração secundária, pela qual o petróleo se movimenta até uma rocha impermeável, onde fica preso até ser encontrado pelo homem.
Resumo sobre a formação do petróleo
Existem várias teorias, mas a mais aceita é que o petróleo surgiu da decomposição orgânica e que ocorrem em algumas condições específicas:
1 – Ocorre o depósito e acúmulo de materiais orgânicos no fundo do mar, originando as bacias sedimentares.
2 – Ao decorrer de milhões de anos de ação de microrganismos, a pressão e o calor transformam o material orgânico em um subproduto viscoso de carbono e hidrogênio.
3 – Esse material viscoso se infiltra em rochas porosas e migra para lugares com pressão menor e continua seguindo curso até que encontre algo que o bloqueie.
4 – Aprisionado, ocorre o acúmulo de petróleo nos poros ou em fendas nas rochas, de onde ocorre sua extração. A reserva de gás fica bloqueada no alto do mesmo reservatório rochoso e o óleo logo a baixo.