O hidrogel é um material que se apresenta na forma de gel e pode ficar suspenso em água. Ele pode ser formado por Poliamida Sintética e Solução Fisiológica.
Hoje, esse tipo de produto é utilizado em procedimentos para correção de linhas de expressão e rugas. Recentemente, pesquisadores das universidades americanas Johns Hopkins e Stanford desenvolveram um hidrogel formado a partir da dissolução do polietilenoglicol, que se mostrou eficiente na reparação de danos à cartilagem. Essa tecnologia foi testada em 15 pacientes com problemas no joelho e o resultado foi que 86% dos defeitos na cartilagem foram corrigidos com o uso do hidrogel.
O produto poderia ser utilizado em tecidos cartilaginosos e flexíveis, que podem ser encontrados em várias partes do corpo humano, como nariz, orelha, caixa torácica e entre as vértebras da coluna.
O estudou norte-americano comprovou que o hidrogel promove a regeneração do tecido cartilaginoso, aumentando a eficiência do tratamento. O gel funciona como um fertilizante que promove o crescimento da cartilagem.
Outro ponto importante nesse tipo de tratamento é que os pacientes tratados com o hidrogel apresentaram uma redução significativa da dor após o tratamento.