Ao longo dos anos, muitas coisas já foram ditas sobre as mãos e unhas do ser humano. Há quem acredite que é possível se ler o futuro pelas linhas da mão, e quem saiba dizer muito sobre a saúde de alguém apenas observando a saúde das unhas.
Isso não é nenhuma novidade, na verdade. A saúde das unhas é um indício poderoso para se saber sobre a saúde de uma pessoa realmente e vem sendo explorado pela literatura médica há algum tempo. Mas novos estudos sugerem algo realmente interessante sobre a relação entre unhas e covid-19.
Parece ser algo completamente irracional e sem relação, não é? Mas estudos sugerem que realmente linhas na unha parecem estar surgindo em pessoas que já se infectaram pelo novo coronavirus. Muitos pacientes tem relatado uma linha nas unhas.
Do your nails look odd? COVID nails are increasingly being recognised as the nails recover after infection and the growth recovers leaving a clear line. Can occur without skin rashes and appears harmless pic.twitter.com/Q1Lfdrc9Dc
— Tim Spector (@timspector) May 3, 2021
As linhas de Beau são sulcos horizontais que atravessam suas unhas inteiras. Embora possam ser causados por arranhões nas unhas ou infecções nas pontas dos dedos, também podem ser um sinal de doença grave, especialmente se forem vistos em várias unhas.
Ou seja, as chamadas “linhas de Beau” já são de conhecimento médico e podem surgir em relação a várias condições observáveis no organismo humano. No entanto, médicos tem observado uma grande incidência dessa marca em pessoas pós-covid.
Existem várias doenças que podem interromper o crescimento das unhas, desde insuficiência renal até pneumonia. A maioria vem com outros sintomas perceptíveis, que as pessoas provavelmente perceberão muito antes de verem o efeito em suas unhas. Quem mais tem chamado a atenção, dessa relação entre a linha de Beau e a covid-19, é Tim Spector.
Por falta de investigação, essa linha não é listada como um dos possíveis sintomas em caso de infecção pelo novo coronavírus, mas é possível que seja adicionado em algum ponto, conforme as descobertas médicas se acumulam.
Por exemplo, em um estudo, publicado no Canadian Medical Association Journal, um homem de 45 anos mostrou aos médicos sulcos horizontais nas unhas dos dedos das mãos e dos pés. “Os sulcos eram mais perceptíveis nas unhas grandes dos pés, bilateralmente”, de acordo com o relatório. “Três meses e meio antes, ele havia recebido um diagnóstico de doença coronavírus 2019 (COVID-19) após um teste de reação em cadeia da polimerase em swab nasofarangeano positivo, devido a sintomas de diarreia, febre e falta de ar, que durou 10 dias e não exigiu internação hospitalar. ”
A taxa de crescimento das unhas significa que os pesquisadores podem diminuir quando a crista ocorre. “À medida que as unhas dos pés crescem a uma taxa de cerca de 1,62 mm por mês, a distância das linhas de Beau da prega ungueal proximal em nosso paciente reflete o momento da infecção por coronavírus 2 (SARS-CoV-2) de síndrome respiratória aguda grave”, escreveram eles .
O que tudo isso significa? Tem ficado bastante claro a possível relação entre essas linhas nas unhas e a infecção por covid-19, mas as mesmas também podem ser causadas por outras causas. Sendo assim, é preciso que sejam feitos novos estudos para determinar a relação de forma irrefutável.