Muitos benefícios são conseguidos com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento dos programas espaciais. Porém, muitos dos objetos criados pelo ser humano estão em órbita da Terra e são considerados lixos espaciais. Eles podem ser grandes ou pequenos, como matérias de uso pessoal dos astronautas chegado a pedaços de satélites.
A maior parte dos detritos espaciais encontra-se numa área conhecida como Low Earth Orbith, ou órbita terrestre baixa. Grande parte desses objetos possui trajetória irregular e pode colidir entre si.
O lixo espacial pode ainda atingir em alta velocidade algum satélite em operação ou uma espaçonave. Por estar em alta velocidade, o impacto seria semelhante ao de uma bala de fuzil.
O perigo é tão grande que as roupas dos astronautas são preparadas para protegê-los desse tipo de acidente. Outra preocupação é com satélites sem combustível e ainda em órbita. Eles podem ser atraídos pela gravidade da Terra e cair na superfície. Os equipamentos possuem em seus reatores substância como urânio e plutônio. Eles são altamente radioativos.
As agências espaciais já estabeleceram normas para diminuir o lixo espacial. Em 2002 um regulamento internacional de operação espacial foi montado e aceito por 10 países.
Juliana Miranda – Equipe do SitedeCuriosidades.com