Ciências

O nome que você recebe no nascimento pode determinar a aparência do seu rosto

De acordo com um novo estudo, o nome pode determinar como será seu rosto. Confira!

Escolher um nome para uma criança é uma decisão muito importante, porque será através desta identificação que alguém será reconhecido, mas também, de acordo com um novo estudo, o nome pode determinar como será seu rosto. Confira!

Um novo estudo sugere que o rosto de cada pessoa poderia ser moldado pelo nome

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e publicado no “Journal of Personality and Social Psychology”, e foi intitulado: “Parecemos aos nossos nomes: a manifestação de estereótipos nominais na aparência facial”.

Os pesquisadores foram apresentados a pessoas estranhas, e tiveram que escolher o nome correto de cada uma delas baseada em cinco opções em aproximadamente 35% do tempo estipulado. E, além de escolher o nome certo em 1/3 do tempo, os participantes do estudo continuaram a combinar os rostos com os nomes corretos através de uma série de outras experiências com condições variáveis, de acordo com o autor principal, Yonat Zwebner.

ANÚNCIOS

O desenho dessas conexões levou os pesquisadores do estudo a acreditar que existe um vínculo real entre o nome e a aparência. Os autores da pesquisa apontaram que, em conjunto, esses estudos sugerem que o aspecto facial representa as expectativas sociais de como uma pessoa com um nome específico deve se parecer. “Desta forma, um rótulo social pode influenciar a aparência facial”, disseram eles.

Mas como exatamente nossos nomes moldam nossos rostos? Existem várias possibilidades, de acordo com o estudo.

Por um lado, a personalidade de um indivíduo é influenciada pelos estereótipos de seu nome e isso pode ajudar a moldar o rosto dessa pessoa. Isso aconteceu quando, por exemplo, pessoas de temperamento volátil desenvolvem músculos mais tensos do que outras pessoas mais relaxadas. Isso pode levar a um desenvolvimento particular do maxilar e, como resultado, um certo tipo de rosto, conforme o estudo explica.

ANÚNCIOS

Qual é o meu nome?

Outros podem incluir a influência genética dos pais de uma pessoa ou como uma pessoa estiliza seus cabelos, “uma das características faciais que os humanos controlam”, diz o estudo.

Incrivelmente, as pessoas que participaram do estudo pareciam combinar os nomes e os rostos corretos ao longo das linhas culturais. Por exemplo, os participantes israelenses e franceses conseguiram combinar nomes e rostos dentro de seu próprio grupo cultural, e não entre grupos com os mesmos nomes.

Essas descobertas, juntamente com um algoritmo de computador que também combina rostos e nomes com maiores probabilidades de chance, apontam para a hipótese de que um rosto realmente poderia ser um reflexo de um nome. Ou, como o estudo explica, “… nós concluímos que nossas características faciais podem mudar ao longo dos anos para eventualmente representar expectativas de como devemos ser”.

Sobre o Autor