O Projeto SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) tem por objetivo analisar o máximo de sinais de rádio captados por radiotelescópios terrestres, a partir da idéia de que se existe alguma forma de vida inteligente no universo, ela tentará se comunicar com outra formas de vida através de ondas eletromagnéticas (sinais de rádio), pois estas representam a forma de transmissão de informação mais rápida conhecida.
A principal fonte de informações do Programa, vem do Radiotelescópio de Arecibo, que é o maior radiotelescópio fixo do mundo, e se localiza em Arecibo, Porto Rico. Seu refletor parabólica gigante tem 305 metros de diâmetro, e ele foi construído originalmente em 1963, na cratera de um vulcão extinto, para estudar a ionosfera terrestre.
O Problema: uma montanha de dados
O Programa do SETI possui hoje grandes computadores que analisam os dados do telescópio em tempo real. Porém nenhum destes computadores analisam os dados de sinais fracos, em função da grande quantidade de tipos de sinal. Para isto seria necessário super computadores, os quais o programa nunca teria condições de construir ou comprar. Em vez de um computador enorme para fazer o trabalho, teve-se a idéia de usar vários computadores menores, trabalhando simultaneamente em partes diferentes da análise.
E onde se pode encontrar milhares de computadores disponíveis para uso?
A maior parte destes computadores gastam tempo com torradeiras voando através de suas telas, efetuando absolutamente nada e desperdiçando eletricidade. É aqui que você pode contribuir…
Foi desenvolvido um screen saver que analisa os dados, e então envia os resultados via Internet. O SETI@home pede emprestado seu computador enquanto você não está usando, isto para ajudar “…pesquisar novas formas de vida e novas civilizações.”
Já são 226 países envolvidos na pesquisa, milhões de usuários, inclusive brasileiros.
Mais informações: SETI Institute – Search for Extraterrestrial Intelligence (http://setiathome.ssl.berkeley.edu/).
Para download do Seti@home (http://einstein.aset.psu.edu/download/boinc/dl/boinc_5.2.13_windows_intelx86.exe).
Fontes:
http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20090521-092648.inc
http://www.astromador.xpg.com.br/seti.htm
http://www.naic.edu/
Saiba mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/SETI
Fonte do texto:
http://alltheuniverse.blogspot.com/2010/05/radioastronomia-o-projeto-seti.html