Alquimia é uma união de aspectos da química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina e misticismo. Trata-se de uma prática antiga, exercida principalmente na Era Medieval.
Os praticantes da alquimia são chamados de alquimistas, pessoas espiritualizadas que tinham como objetivo de vida a busca pela pedra filosofal que seria capaz de lhes proporcionar a vida eterna e a cura de todas as doenças.
A Alquimia também é uma busca por purificação espiritual. Os alquimistas acreditam no poder do fogo, da água, da terra e do ar; e na força da natureza.
A Alquimia apresenta uma conotação mais espiritual do que científica, mas ainda assim ela contribuiu para alguns avanços da medicina e da química moderna.
A palavra alquimia deriva do termo árabe al-khimia, que significa química. Para a alquimia, os quatro elementos básicos (fogo, ar, terra e água) e os três elementos essenciais (sal, enxofre e mercúrio) são importantes para o bem estar do homem.
Os alquimistas também acreditavam que todos os metais poderiam evoluir até se tornarem ouro. Eles inventaram técnicas utilizadas até hoje, como o banho-maria, utilizado para aquecer misturas de maneira lenta.
Temas relacionados:
Transformar Urina em Ouro
Cientistas russos revelam uma descoberta incrível na história da humanidade