A NASA esta executando uma de suas missões mais ousadas em solo marciano, graças ao rover Perseverance. Pelos próximos meses, o astromóvel será responsável por percorrer o solo do planeta vermelho, fotografar e coletar matéria orgânica. Ao longo dos últimos dias, a agência tem revelado algumas das imagens já feitas pelo rover, mas uma delas chamou mais a atenção do que outras e até mesmo a agência se mostrou intrigada com o que o robôzinho foi capaz de registrar. Algumas teorias sobre a foto já foram apresentadas, mas nem todas empolgam.
Mas por que isso se tornou tão interessante? Na verdade, o que fez com que essa imagem se tornasse praticamente um viral em todo o mundo é a semelhança do objeto a um macarrão. Embora exista uma semelhança bastante inegável, a probabilidade é que essa descoberta seja algo muito menos empolgante. Especialistas acreditam que o Percy, como tem sido chamado o rover Perseverance, acabou se deparando com nada mais, nada menos, que lixo espacial. Os cientistas acreditam que o “macarrão” seja, na verdade, algum lixo espacial que a chegada do rover acabou gerando no planeta vermelho.
Essa suspeita é a mais forte especialmente porque não seria a primeira vez. Em junho, o Percy encontrou o que os cientistas acreditam ser um fragmento de manta térmica. Essa manta fazia parte do foguete que levou o rover à Marte, então foi fácil para os cientistas de identifica-la e ter certeza de que não se trata de nada especial, ou natural ao planeta. Ainda assim, esses objetos serão coletas pelo rover e trazidos para a Terra – onde toda dúvida será sanada.
O Percy esta explorando uma das áreas do planeta mais desejadas e especuladas por cientistas. Batizada de Cratera Jezero, essa é uma região onde os cientistas acreditam ter sido o delta de um rio. Isto é, segundo as pesquisas realizadas no planeta até aqui, acredita-se que um rio desembocava ali, naquela região. Não é à toa que as apostas são altas sobre as probabilidades de que sejam encontradas evidências de vida na região.
O rover deve trazer uma série de coletas à Terra, mas esse retorno só deve acontecer em 2033. Naturalmente, até lá, existe muita ansiedade e expectativa em relação as fotos que o Percy será capaz de fazer. Mesmo sem a matéria para ser analisada, boas fotos podem conduzir muitos estudos e os cientistas sabem disso. No entanto, o objetivo principal desta missão é identificar evidências de que houve, ou existe atualmente, forma de vida no planeta.
É claro que a probabilidade principal é de que as formas de vida em questão sejam apenas microbianas, mas ainda assim, isso seria de grande valor para o estudo da atmosfera do planeta vermelho. Encontrar formas de vida significa descobrir como elas se organizam e sobrevivem no solo marciano. Sobre essa expectativa, muitas projeções e especulações já foram discutidas. A Nasa tem divulgados as imagens fotografadas por Percy em suas páginas oficiais, o que acaba gerando um aumento do engajamento popular com a missão.