Uma dieta saudável e equilibrada deve dar preferência aos alimentos integrais, como grãos e cereais de arroz, trigo, aveia, centeio e outras farinhas e sementes naturais, que não passam por processos de refinação. Os alimentos feitos com farinhas integrais são mais ricos em nutrientes, minerais, vitaminas e fibras, e ajudam o organismo a funcionar melhor.
Quem inclui cereais integrais na dieta tem menos chances de apresentar doenças intestinais. O primeiro benefício das fibras é justamente a regulação do funcionamento do intestino. Além disso, elas também ajudam a reduzir o colesterol e a glicose.
Os alimentos integrais são mais saudáveis porque não passam por processos industriais. As vantagens dos alimentos integrais fizeram com que as vendas deste tipo de produto crescessem 15% ano. Os integrais são mais nutritivos, apresentam uma vida útil maior do que os alimentos refinados e contam com substâncias que ajudam a combater a obesidade, o diabetes e os problemas intestinais.
Os grãos integrais são considerados a principal fonte de fibra do cardápio. Estes alimentos também ajudam a emagrecer, pois aumentam a sensação de saciedade. Além da fibra, os alimentos integrais são ricos em vitaminas A, B, B2 e B5 e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro.