Ciências

Por que choramos?

O choro é uma forma de comunicação e expressão facial para os seres humanos.

O choro é um processo fisiológico do corpo humano. As lágrimas são produzidas pela glândula lacrimal, e servem como lubrificantes para os olhos, cumprindo uma função de nutrir e limpar a córnea.

Esse processo natural do organismo pode ser impulsionado pela emoção. É importante ressaltar que existem diferenças entre as lágrimas que surgem com uma função lubrificante e as que aparecem por questões emocionais.

As lágrimas lubrificantes acontecem como um reflexo sempre que os olhos ficam irritados. Já as lágrimas de emoção são derramadas para expressar um sentimento.

De acordo com especialistas, nós choramos para comunicar uma dor ou um estado. Nesse sentido, o choro aparece como uma expressão do rosto.

ANÚNCIOS

Segundo estudos científicos, as lágrimas emocionais podem ser identificadas como pedidos de ajuda em situações de dor física, medo, raiva, humilhação, solidão e tristeza; ou como oferecimentos de ajuda em situações de solidariedade, entrega religiosa, amor passional, amor humanitário, lembranças sentimentais e alegria.

Para os homens, as lágrimas também servem como uma ferramenta de comunicação desde a infância até a vida adulta. Nós choramos para apresentar nossas necessidades físicas e emocionais.

Sobre o Autor