Os Estados Unidos têm um histórico de furacões e tornados devastadores. O país é atingido por esse tipo de fenômeno em meses específicos do ano.
Durante a chamada temporada de furacões do Atlântico Norte, que ocorre de 1 de junho a 30 de novembro, várias regiões do país se preparam para as ocorrências, e o serviço meteorológico norte-americano fica em estado de alerta.
A temporada de furacões no Atlântico é caracterizada pela ocorrência de diversos ciclones tropicais que se formam justamente ao norte deste oceano. Segundo os registros, 97% dos fenômenos tropicais acontecem neste período.
O responsável pelo monitoramento das condições climáticas durante a temporada de furacões é o Centro Meteorológico Regional Especializado de Miami, que é controlado pelo Centro Nacional de Furacões. Estima-se que a data mais perigosa para esse tipo de fenômeno acontecer é 10 de setembro.
Prevenção contra furacões
Para ajudar a prevenir os desastres que podem ser ocasionados por furacões, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) tem um projeto para utilizar drones na análise do desenvolvimento de ciclones na Bacia Atlântica. Com isso, os cientistas conseguem prever com mais precisão a formação de um possível furacão. Essa tecnologia de sensores é altamente avançada.
Últimas informações sobre furacões e clima:
NOAA
Os drones têm a capacidade de medir a pressão barométrica, a temperatura e a velocidade dos ventos em uma tempestade. Essas informações meteorológicas são importantes para a compreensão dos fenômenos climáticos extremos.
Temporada de tornados
Os tornados são mais frequentes nos Estados Unidos nas regiões dos estados de Oklahoma, Arkansas, Kansas, Iowa, Texas e Colorado. Este fenômeno climático acontece nas proximidades da primavera e do verão.
O estado da Flórida também apresenta altos índices de tornados, porém de intensidade mais fraca e sem grandes episódios de destruição. Em contrapartida, o estado de Oklahoma apresenta a maior taxa de tornados com alto potencial de destruição. O principal período para a ocorrência de tornados é entre os meses de abril e agosto.
Diferença entre tornado e furacão
Segundo especialistas, os tornados são os fenômenos mais destruidores da natureza. O tornado é formado por uma coluna de nuvens, que se desloca em uma velocidade razoável, entre 30km/h e 60km/h, mas dentro do funil os ventos podem atingir 450km/h.
Já o furacão é uma tempestade comum em zonas tropicais. Ele se forma sobre os oceanos e pode atingir ventos de 300Km/h. As tempestades recebem o nome de furacão quando acontecem no Oceano Atlântico, e são chamadas de tufão quando ocorrem no Oceano Pacífico.
Veja também: