A história do cartão de crédito como conhecemos começa em 1950, quando os primeiros cartões foram inventados nos Estados Unidos. A história que deu origem aos cartões de crédito é bastante inusitada e aconteceu na cidade de Nova York.
O executivo Frank MacNamara foi o primeiro a pensar no conceito de cartão. Ao jantar num restaurante com um grupo de amigos, o empresário percebeu que havia esquecido de levar consigo dinheiro ou talões de cheque. Diante da situação, o dono do restaurante aceitou que o executivo pagasse a conta no dia seguinte mediante a assinatura de um papel onde constavam as despesas.
Dessa forma surgiu a ideia de criar o primeiro cartão de crédito, o Diners Club Card, que inicialmente era aceito em 27 restaurantes norte-americanos. O serviço foi utilizado no começo apenas por executivos que tinham que pagar despesas em viagens.
Em 1952, foi emitido o primeiro cartão de crédito internacional, e em 1955, foi inventado o cartão de plástico, como o que conhecemos hoje.
No Brasil, o cartão de crédito surgiu em 1954, a partir do empresário tcheco Hanus Tauber, que adquiriu uma franquia do Diners Club para implantar no país.