Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, um planeta gigante, duas vezes e meia mais massivo que todos os outros planetas do Sistema Solar reunidos, 1330 vezes o Volume da Terra.
Seu centro é formado por rochas incandescentes com temperaturas de 20.000°C. Sua atmosfera é um oceano de hidrogênio liquido a uma temperatura de 173°C negativos, incrivelmente tempestuosa e turbulenta, com ventos de até 400 km/h. Se destaca em sua atmosfera a Grande Mancha Vermelha, um gigantesco ciclone aonde caberiam três planetas Terra, que nunca se dissipou. Júpiter leva doze anos terrestres para dar uma volta em torno do Sol, seu dia dura 10h, sua distância média do Sol é de 740.000.000 (milhões) de quilômetros e seu diâmetro é de 142.800 quilômetros. Júpiter possui 16 satélites, e um anel (como o de Saturno) quase imperceptível.
Júpiter já é observado desde a antigüidade, onde recebeu este nome.
Júpiter era o nome do Deus Supremo, mestre do céu e devido ao seu brilho constante e majestoso recebeu este nome. O primeiro a observá-lo com um telescópio foi Galileu Galilei em 1610, e descobriu quatro de suas luas, que receberam estes nomes: Io; Europa; Galimedes; Calisto.