O que é amaxofobia?
O termo amaxofobia vem do amaxos grego (carro) e phobos (medo) e designa o medo de conduzir carros/veículos sofrido por algumas pessoas. Não se deve confundir com o medo característico de novos motoristas, que logo desaparece com tempo e experiência. Amaxofobia pode manifestar-se a qualquer momento com sintomas que vão desde ansiedade, agitação ou transpiração até a perspectiva de conduzir um veículo tendo ataques de pânico.
A causa da amaxofobia, como todas as fobias específicas, surge de uma combinação de eventos externos (ou seja, eventos traumáticos) e predisposições internas (genética). Geralmente uma experiência traumática: ter sido envolvido em um acidente ou saber que seus entes queridos estiveram envolvidos em algum tipo de acidente de trânsito pode fazer com que a pessoa tenha memórias dolorosas associadas a condução.
Sintomas de amaxofobia
Há pessoas que, mesmo que tenham uma carteira de condução por muitos anos, não são capazes de ficar na condução do carro em qualquer circunstância. Outras pessoas experimentam ansiedade ao dirigir sob certas condições, como o tráfego pesado, o mau tempo, as estradas ruins, a condução rodoviária, etc. Este medo de dirigir pode ser causado por se sentir responsável por outros passageiros, especialmente se viajar com crianças.
Os sintomas da amaxofobia geralmente incluem ansiedade extrema, medo e qualquer coisa relacionada ao pânico, como falta de ar, respiração rápida, batimentos cardíacos irregulares, transpiração excessiva, náuseas, incapacidade de articular palavras, boca seca e tremores. O conjunto de todas essas emoções negativas torna o indivíduo que sofre dessa ansiedade ao dirigir, incapaz de se colocar nos controles de um veículo.
Como perder o medo de dirigir?
Embora para a cura de todas as fobias ou doenças nervosas podem ser medicamentos prescritos, a melhor maneira de perder o medo de dirigir são os tratamentos psicológicos, ou seja, acompanhada por um psicólogo, psiquiatra ou hipnoterapeuta. Esses profissionais podem tentar ajudar a pessoa a lidar com sua fobia e entender o que está causando o problema para que possa ser resolvido. Entre os tratamentos realizados por esses profissionais, os mais populares são:
Hipnoterapia
É um tipo de terapia em que uma pessoa, com a ajuda de um especialista treinado, tem sua mente subconsciente aberta para sugestão, com a finalidade de mudar um ou mais padrões de comportamento. Ao falar diretamente ao subconsciente, é possível encontrar o problema que desencadeia a fobia e apresenta novas ideias e sugestões positivas. Essas sugestões positivas podem ser usadas para ajudar o paciente a fazer as mudanças que eles querem como ser capaz de dirigir sem medo. Algumas pessoas não gostam de brincar com a mente, no entanto, a hipnoterapia é considerada absolutamente segura e com resultados a curto prazo.
Programação Neuro-Linguística (PNL)
A programação neurolinguística é basicamente o estudo e a prática de como criamos nossa realidade. A premissa básica da PNL é que as palavras que usamos refletem uma percepção interna e subconsciente de nossos problemas. Se essas palavras e percepções forem imprecisas, elas criarão um problema subjacente, enquanto continuemos a usar e pensarmos sobre elas. Nossas atitudes são, em certo sentido, uma profecia auto-realizável.
Nesta terapia, o profissional analisará todas as palavras e frases que o paciente usará ao descrever seus sintomas ou preocupações no momento da condução. Depois de determinar os problemas em sua percepção, o terapeuta irá ajudá-lo a entender a causa raiz e remodelar seus pensamentos e associações mentais para consertar sua ansiedade de condução.
Psicologia da energia
É um tipo de terapia que usa várias técnicas, como a acupressão, yoga , tai chi e medicina energética, que ensinam as pessoas, passos simples para fazer mudanças em suas vidas. As técnicas estimulam pontos de energia na superfície da pele que, quando combinados com procedimentos psicológicos específicos, podem mudar a eletroquímica do cérebro.
Dicas para combater a amaxofobia
Embora seja aconselhável ir ao especialista para tentar perder o medo de dirigir, aqui estão algumas dicas úteis que servem tanto para tratar a ansiedade motriz quanto outras fobias que podemos sofrer:
Para combater o medo, você deve adotar uma abordagem positiva e estar mentalmente pronto o tempo todo, usando técnicas de relaxamento e ioga.
Uma maneira de controlar uma fobia é ignorá-la, o que é mais fácil dizer do que fazer. No entanto, se você pensar ou falar sobre isso, você criará mais medo e ansiedade, o que poderia piorar a fobia.
Tente investigar mais sobre sua fobia, neste caso sobre a amaxofobia. Alguns dizem que o conhecimento é poder e que isso pode ajudá-lo no longo prazo.
Vá para um seminário sobre o medo de dirigir. Isso o ajudará a aprender sobre você e sua fobia. Pode ser uma experiência gratificante.
Participe de grupos de discussão que lhe permitem falar sobre seus medos. Os grupos permitem que você desenvolva links com outras pessoas com fobias semelhantes às suas e que você saiba que não está sozinho.