Você é tolerante a sons altos? Gosta de lugares barulhentos? Se a resposta for positiva, você, certamente, vai se interessar pelos 10 fatos curiosos que separamos sobre os sons, ou seja, os ruídos que escutamos e outros que nem sequer sabíamos que existiam.
Os ruídos são mesmo fascinantes e nos ajudam a entender e a interagir com o mundo. Confira agora o Top 10 dos sons mais interessantes do mundo e algumas frases célebres sobre o barulho nosso de cada dia!
Os sons mais curiosos do mundo e o conhecimento sobre os ruídos
1 – O macaco de Howler atinge 128 dB em seus gritos. Vale dizer que decibel é a unidade científica de intensidade do som. Um decibel é um décimo de Bel, que foi nomeado em homenagem a Alexander Graham Bell.
2. Um decibel (dB) é a menor diferença no nível de som que o ouvido humano pode detectar.
3. Um ser humano gritando pode atingir cerca de 90 dB. Um bugio atinge 128.
4. O latido de um bulldog pode chegar a 137dB. Isso é 30dB mais alto do que um show de rock.
5. Provavelmente o som mais alto já registrado por seres humanos foi a erupção do Krakatoa, em 1883. Ela foi ouvida na Austrália, a mais de 2.000 milhas de distância.
6. O som mais alto feito por um animal é provavelmente o de 230dB, emitido pela baleia da espécie cachalote.
7. “No final, vamos lembrar não das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos,” (Martin Luther King). Essas sábias palavras do líder afro-americano Martin Luther King mostra o peso das frases ditas e não ditas.
8. Definição de Ruído: “um mau cheiro no ouvido. Uma música não domesticada. O produto chefe e o sinal autêntico da civilização”, já dizia Ambrose Bierce.
9. Por volta de 600 a.C., galos e outros animais barulhentos foram proibidos em Sybaris, na Grécia. O motivo é que eles faziam muito ruído e atrapalhavam as pessoas.
10. Definição de Boas Maneiras: “o ruído que você não faz ao tomar uma sopa”, já dizia Bennett Cerf.
Talvez você gostará de ler:
Choque Supersônico