Universo

Um furacão cósmico que gira a cerca de 32 milhões de km/h está rasgando nosso Universo

Se você pensou que o espaço era um vácuo vazio e pacífico, pense novamente: os cientistas descobriram os ventos mais rápidos já observados em um buraco negro de massa estelar, e esse furacão cósmico chega a incríveis 32 milhões de km/h.

Os ventos, detectados através de um observatório da NASA, são dez vezes mais rápidos do que qualquer outro detectado até hoje em buracos negros semelhantes. Enquanto alguns buracos negros apresentaram ventos que atingiram velocidades semelhantes, este muda a forma como os cientistas pensam. Ashley King, da Universidade de Michigan, disse:

“Isso é o equivalente cósmico de ventos de um furacão de categoria 5. Nós não estávamos esperando ver esses fortes ventos num buraco negro como este.”

Um resultado dos ventos ferozes é que este buraco negro, conhecido como IGR J17091, está expelindo sua massa. Isso vai contra o entendimento comum de como os buracos negros sugam toda e qualquer matéria à vista.

Assista ao vídeo da análise de velocidade de rotação do buraco negro IGR J17091:

Créditos da imagem: NASA/CXC/M.Weiss
Fonte: Gizmodo.com

Sobre o Autor

Juliana Miranda

Redatora curiosa e criativa, escrevo textos que instigam a mente, conectam ideias e despertam o interesse pelo conhecimento