Ciências

A curiosa amnésia retrógrada

A amnésia retrógrada é a falta de capacidade de um indivíduo de se lembrar de seu passado.

A falta de capacidade de lembrar do passado é o que caracteriza a amnésia retrógrada. O oposto disso é a amnésia anterógrada, que ocorre quando o indivíduo perde a capacidade de gravar novas memórias e novas informações.

Entenda mais sobre perda de memória

Algum tempo atrás, devido algumas animações e filmes, a amnésia tornou-se uma das doenças mais pesquisadas da rede, quem não se encantou com a Doris de Procurando Nemo e a sua perda de memória recente ou, com o sucesso Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças com a eterna Kate Winslet de Titanic e Jim Carrey?
Veja o trailer:

Outro filme que retrata esse tipo de amnésia é “Como Se Fosse a Primeira Vez”, que conta a história de “Henry (Adam Sandler)” que se apaixona por uma professora de arte “Lucy (Drew Barrymore)” que sofre de uma rara doença neurológica que causa a perda de memória durante todas as noites de sua vida. E para ficar com Lucy, Henry tem que conquistar ela todos os dias, como se fosse a primeira vez que eles houvessem se conhecido.
Veja o trailer:

Apesar dos filmes tratarem o problema de uma maneira mais superficial a perda de memória é algo que aterroriza muitas pessoas, afinal de contas, imagine se de repente, tudo que você viveu começasse a se apagar sem motivo algum? Quer dizer, sempre existe uma razão, seja congênito ou adquirido.

ANÚNCIOS

Veja também: Um caso recente, divulgado pela BBC, onde uma mulher inglesa chamada Nikki Pegram, de 28 anos, acorda todo dia acreditando que é dia 15 de outubro de 2014.
Leia a matéria

Abaixo listaremos alguns males que podem ocasionar na perda de memória:

Alcoolismo: o uso constante do álcool pode ocasionar problemas de memória, é que a bebida em excesso pode lesionar o cérebro além de acabar com as vitaminas B1.

Trauma: uma forte pancada, como nos filmes ou desenhos, pode ocasionar perda de memória, dos dois tipos, que veremos logo abaixo. A perda de memória por trauma acontece quando os lobos temporais são afetados drasticamente.

ANÚNCIOS

Amnésia Global Transitória: a causa da doença ainda é desconhecida, mas pode ser observada quando o paciente inesperadamente não consegue reter novas memórias, e ainda apresenta estados de confusão.

Doenças Degenerativas: As doenças degenerativas também podem ser grandes responsáveis pela perda da memória, como por exemplo, o Alzheimer que tem afetado muitas pessoas, em alguns casos, os pacientes lembram de seu passado, mas demonstram dificuldade em guardar novos registros.

Por razões psicológicas: uma exposição a níveis muito alto de estresse pode ocasionar na perda de memória, mas tal mal pode ser transitório, porém, que deve ser observado e acompanhado por um profissional para que não se torne constante.

Os dois tipos de perda de memória:

Existem duas nomenclaturas para definir o tipo de amnésia. Do evento para a frente, conhecida também como anterógrada, consiste na perda da memória de um determinado ponto para a frente, comum em traumas, o paciente lembra tudo que aconteceu antes do acidente, mas depois, absolutamente nada.

E também a amnésia retrógrada que seria do evento para trás, os pacientes costumam esquecer de ocasiões ou situações que aconteceram em seu passado. Pode ser ocasionado por algum problema de saúde e sua duração pode variar conforme as características do paciente.

Tratamento:

Não podemos esquecer que nosso cérebro é um músculo e como todo músculo, temos que exercitá-lo, com a memória funciona da mesma maneira, é necessário algum exercício e fazer uso dessa capacidade para que ela se fortaleça cada vez mais. Existem aquelas pessoas que, para treinarem costumam, antes de adormecer, lembrar de fatos corriqueiros de seu dia.

Outra saída, para caso você já esteja vivendo esse problema, nada melhor que utilizar lembretes, agendas e alarmes que o façam lembrar de determinado afazer. Já no caso das doenças degenerativas, existem remédios que podem auxiliar no processo de recordação.

Sobre o Autor