Alguns corpos celestes são bastante conhecidos pela população, embora seus conceitos possam não estar muito claros para todos. Você saberia diferenciar um cometa, um meteoro e um asteroide? Neste artigo, vamos apresentar as principais diferenças entre estes corpos celestes que causam tanta curiosidade e, ao mesmo tempo, tanto medo nos seres humanos.
Diferenças entre cometas, meteoros e asteroides
Asteroides e meteoros são fenômenos que podem atingir a Terra. Estes corpos celestes podem entrar em rota de colisão e se chocar com o nosso planeta, e este fato já ocorreu! Em 1908, um asteroide de 50 metros de diâmetro caiu na Terra e provocou grande destruição na região de Tugunska, na Sibéria. O corpo celeste destruiu uma floresta de 2 mil quilômetros quadrados. Felizmente, o fenômeno aconteceu em uma região despovoada.
Uma curiosidade que merece ser destacada é que este tipo de acontecimento costuma ocorrer a cada década, mas, de maneira geral, os corpos celestes caem em áreas desabitadas ou nos oceanos.
Confira agora as diferenças entre estes fenômenos:
Asteroide – O asteroide é um corpo formado por rochas, minerais e metais. Ele orbita o Sistema Solar, e costuma ficar concentrado nas proximidades de Marte e Júpiter, área conhecida como o Cinturão de Asteroides.
Em geral, os asteroides têm 1 quilômetro de diâmetro, mas também existem grandes asteroides com até 900 quilômetros de diâmetro. Um asteroide teria sido a causa da extinção dos dinossauros. Segundo a NASA, existem cerca de 4,7 mil asteroides perigosos perto da Terra.
Cometa – O cometa é um corpo formado por gelo, rocha e poeira. Ele, normalmente, se forma no Cinturão de Kuiper e na Nuvem de Oort, duas áreas que ficam fora do Sistema Solar. Um cometa bastante popular é o Halley, identificado em 1696, por Edmond Halley. Ele pode ser observado na órbita do Sol a cada 76 anos. Sua próxima aparição está prevista para acontecer em 29 de julho de 2061.
Meteoro – O meteoro é classificado como um flash de luz, resultante da passagem de um meteoroide que queima e se desintegra na atmosfera terrestre. Ele é aquilo que chamamos, popularmente, de estrela cadente.
Simplificando:
– Asteróide: Seu composto é rochoso e de dimensões gigantescas.
– Cometa: Em sua composição é uma esfera de gases congelados e poeira.
– Meteoro: Seu composto é rochoso porém sua dimensão é pequena.