Universo

A matéria escura expande o universo

Para sabermos se é verdade ou não o título do texto, é necessário que seja explicado o que é matéria escura do universo. No estudo dos cosmos ela é uma matéria que praticamente só interage gravitacionalmente. Ela é notada justamente pelos efeitos gravitacionais que interage com as estrelas.

Toda matéria dentro de uma galáxia está em órbita em torno de uma matéria que exerce atração gravitacional. A velocidade das estrelas dentro das galáxias é muito maior do que a que deveria ser exercida pela matéria luminosa que existe nelas. Isso mostra aos cientistas que existe outra matéria que não pode ser observada. Por isso o nome de matéria escura ou matéria negra.

Para se ter uma idéia, na Via Láctea a matéria escura é 10 vezes maior do que a matéria formada pelos gases e estrelas da galáxia.

O responsável pela descoberta da matéria escura foi o cientista suíço Fritz Swick. Os cientistas ainda não sabem exatamente que tipo de material forma a matéria escura. Parte dessa matéria pode ser formada por estrelas compactas e por buracos negros. Porém, esses materiais estão presentes em somente 2% da Via Láctea, o que faz perceber que é um material quase insignificante no conteúdo da matéria escura. É possível perceber que o restante do componente da matéria interage muito pouco com a matéria normal e com a luz.

O crescimento do universo é dependente da somatória de sua quantidade de matéria luminosa e escura. Se a quantidade de matéria presente no universo for insuficiente para a gravidade dominar a expansão, o universo vai seguir em crescimento constante. Isso depende da matéria escura. Logo, chegamos à definição título. A expansão do universo depende da interação entre as matérias escura e luminosa gravitacionalmente. Ou seja, depende da matéria escura.

Juliana Miranda – Equipe do SitedeCuriosidades.com
Licença:
Creative Commons License

Sobre o Autor