Ciências

Astronauta americano bate recorde ao voltar para a Terra após 355 dias no espaço

A simples ideia de que alguém pode mesmo ser enviado ao espaço é algo totalmente impressionante e de tirar o fôlego. Há algumas décadas, para se ter ideia, essa era uma projeção quase surreal que dava o tom apenas a histórias em quadrinhos, desenhos e filmes. Viver em um período histórico em que o ser humano realmente consegue viajar ao espaço, com certa “facilidade”, permanecer lá durante dias e voltar à Terra em segurança, é algo totalmente impressionante.

Talvez por ser algo com o que já estamos relativamente habituados, o aspecto impressionante desse feito chega se perder no sentimento de que já é “comum”. Para dar um choque de realidade, de vez em quando, fatos históricos acabam sendo registrados e todos nós recuperamos aquele queixo caído, que jamais deveríamos ter perdido. Um bom exemplo disso é o que fizeram Mark Vande Hei, Pyotr Dubrov e Anton Shkaplerov.

Vande Hei, que é americano, acabou fazendo história ao ficar 355 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Ele não foi o único, já que o russo Dubrov também permaneceu 355 dias na ISS. No entanto, o recorde russo é 437 dias no espaço, e foi registrado pelo astronauta Valery Polyakov. Já para os americanos, a aventura de Vande Hei é realmente a quebra de um recorde, já que o maior tempo de um astronauta americano no espaço foram 340 dias, de  Scott Kelly. Shkaplerov, por sua vez, ficou menos tempo na ISS, “apenas” 175 dias.

Os três voltaram para a Terra de forma segura e bem-sucedida através de uma nave russa. Por conta das tensões entre Estados Unidos e Rússia, por conta da guerra na Ucrânia, as últimas semanas foram de medo e incerteza pela segurança de Vande Hei. No entanto, felizmente, a agência espacial russa não impôs nenhuma dificuldade e o astronauta americano foi “rebocado” de volta para a terra junto com os dois astronautas russos.

O retorno a Terra foi um grande evento, transmitido ao vivo no Youtube. Quem acompanhou ao vivo pode se orgulhar de ter testemunhado mais um dos muitos momentos históricos que temos acompanhado ao longo dos últimos anos, no avanço dos estudos sobre o espaço. Mas não foi apenas um momento histórico, já que a experiência também nos ensinou muito sobre os cuidados que são tomados quando um astronauta volta à Terra.

Depois de passar quase um ano em microgravidade, todo o cuidado é necessário com os corpos desses astronautas. A tendência é que se registre perda de massa muscular e, num primeiro momento, uma dificuldade em voltar a se mover de forma natural, afinal de contas é um choque para o corpo. A transmissão ao vivo mostrou os três astronautas sendo cuidados, passando por uma avaliação médica completa, recebendo óculos escuros e todo o cuidado.

Em geral, a saúde dos astronautas é recuperada depois de alguns meses de volta à Terra, mas sempre é importante ter cuidado. Esse foi um momento histórico, mas que mais ainda traz novas expectativas para o futuro, sobre o que podemos esperar em relação a exploração do espaço.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]