As chuvas de meteoros são eventos que acontecem todos os anos e garantem um belo espetáculo natural para o homem. Esses fenômenos são caracterizados por um grupo de meteoros que podem ser observados no céu.
Segundo pesquisadores, a chuva de meteoros é causada pela entrada de detritos do espaço na atmosfera da Terra a velocidades muito altas. Essas chuvas são resultado de um tipo de interação entre um cometa e a Terra, sendo que um material do próprio cometa se desprende da órbita e cruza o céu do planeta.
Normalmente, quando os meteoros se aproximam da atmosfera terrestre, eles se desintegram e nem chegam a atingir a superfície do planeta. No entanto, nas chuvas de meteoros, o número de interações é muito grande, podendo chegar à marca de até mil meteoros por hora.
Apesar de não serem frequentes, as chuvas de meteoros são eventos que podem ser avistados pelos seres humanos a olho nu. No dia 30 de julho de 2014, uma intensa chuva de meteoros pode ser vista nos céus do Brasil. O fenômeno também foi apreciado em todos os países do Hemifério Sul.
A chuva de meteoros de 2014 foi dupla e recebeu os nomes de delta-aquáridas do sul e alfa-capricornidas. Para acompanhar esse tipo de evento não é necessário nenhum equipamento especial.
A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) fez uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros em seu site. Durante o fenômeno, o céu da Terra ficou mais cintilante.
É comum que a chuva de meteoros aconteça anualmente, entre os dias 14 de julho e 18 de agosto. Segundo a American Meteor Society, neste evento é possível visualizar de 15 a 20 meteoros por hora, atingindo uma velocidade de aproximadamente 145 mil km/h.