Universo

Cometa Nibiru

Com a proximidade da data marcada para mais um “apocalipse”, dia 21 de dezembro de 2012, muito se fala sobre o cometa, ou planeta, Nibiru.

O grande responsável por trás disso é o israelense Zecharia Sitchin, que mesmo antes das teorias envolvendo as previsões maias, divulgou ideias sobre a origem da Terra baseadas, segundo ele, na análise de antigos textos babilônicos. Ele e seus seguidores acreditam em um planeta ou corpo celeste desconhecido pela ciência moderna, chamado Niburo.

De acordo com as afirmações de Zecharia Sitchin, Niburo passa próximo ao Sol a cada 3.600 anos e numa dessas passagens, ao colidir com um planetóide localizado entre Marte Júpiter, deu origem ao planeta Terra.

Reciclada para os dias atuais, essa crença postula que dessa vez Niburo passará tão próximo do nosso planeta, que será capaz de provocar grandes catástrofes naturais como terremos, maremotos, tsunamis e furações. A devastação seria tão grande que a vida humana seria absolutamente extinta.

Essa polêmica envolvendo a sobreposição de órbitas planetárias é cem por cento desacreditada por estudiosos da astronomia. Embora a ciência não reconheça a existência do planeta Niburo, algumas pessoas afirmam já o terem visto. Resta esperar para saber qual dos dois grupos tem a razão.

Sobre o Autor