Ciências

Como funcionam os anti-inflamatórios?

Os anti-inflamatórios têm uma ação inibidora sobre a enzima ciclooxigenase.

Os anti-inflamatórios são remédios indicados para o tratamento da dor e de inflamações. Existem diversos tipos de anti-inflamatórios, entre eles o diclofenaco, o ibuprofeno, a indometacina, a nimesulida, o cetoprofeno e o etodolaco.

Essas fómulas começaram a ser descobertas em 1970, quando chegou-se ao mecanismo de ação da aspirina. Os compostos funcionam como inibidores de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX), que produz substâncias que causam inflamação.

Por aliviarem a dor, os anti-inflamatórios passaram a ser utilizados sem indicação médica, o que levou à preocupação, pois o uso crônico destes medicamentos pode causar perfurações, úlceras e sangramentos estomacais.

Hoje, existem remédios que atuam apenas para inibir a enzima presente nas inflamações, mas que não interferem nas enzimas presentes no estômago. Esse tipo de fórmula não causa lesão gástrica.

ANÚNCIOS

Entre os remédios mais indicados estão: o celecoxib, o valdecoxib, o etoricoxib e o lumiracoxib. Vale ressaltar que, em qualquer condição, o uso contínuo de anti-inflamatórios não é recomendado.

Sobre o Autor