A Engineering and Construction Company é uma fabricante de veículos que foi criada em 29 de dezembro de 1967, principalmente por causa do trabalho de dois irmãos da Coreia do Sul: Se-Yung Chung e Chung Ju-Yung.
Uma curiosidade interessante sobre a marca é o significado do seu nome em coreano, pois hyeondae é igual a modernidade. E foi este o conceito abordado pelos fabricantes, que teriam pela frente marcas muito conhecidas para competir.
Para estrear no mercado, a Hyundai começou sua operação montando modelos Ford e, logo em seguida, lançou o seu primeiro carro, chamado de Pony – um veículo popular. Depois do Pony, a fabricante apostou no carro Excel, produzido em uma planta fabril inovadora, com capacidade de montar 300 mil carros por ano.
Primeiro modelo Hyundai da História. Crédito da imagem: Hyundai
Hyundai Pony em 1975. Crédito da imagem: Globalcarsbrands
Em 1984, a empresa mostrou ao mercado o carro chamado Stellar e o veículo luxuoso Grandeur. As exportações ganharam força a partir de 1986, já que os EUA começaram a encomendar veículos Excel.
Hyundai Excel anos 80. Crédito da imagem: Globalcarsbrands
A Hyundai teve um forte problema de qualidade com os carros comercializados para os EUA nos anos 80. O caso ganhou repercussão internacional. Até mesmo o apresentador David Letterman, do programa Late Show, fez a seguinte piada:
– Uma ótima pegadinha seria colocar o logo da Hyundai no painel de comando da nave que levava astronautas para o espaço!
No final dos anos 80, a montadora adotou a estratégia de fabricar caminhões e mini carros, trabalhar com motor V6, além de lançar dois modelos esportivos e de luxo, o Sonata e o Scoupe. O motor Alpha, totalmente fabricado pela Hyundai, foi uma novidade para os anos 90. A peça se destacava por causa de duas qualidades: economia e desempenho.
Hyundai Sonata 1990. Crédito da imagem: Consumerguide
Graças à tecnologia investida nos motores, a Mitsubishi começou a comprar motores da Hyundai. Em meados da década de 90, a fabricante sul-coreana atingiu a marca de 10 milhões de carros comercializados.
Entre 1997 e 1998, dois fatos marcaram bastante a história da Hyundai. O primeiro foi o ingresso dos carros no mercado da Europa, e o segundo foi a aquisição da Kia Motors, compondo, então, a Hyundai Kia Automotive Group.
Veja: Curiosidades sobre a KIA
Para superar os problemas de qualidade que existiram no mercado americano, entre o final dos anos 90 e começo de 2000, a Hyundai apelou com muita força para o design dos veículos. A empresa conseguiu reverter sua péssima fama nos Estados Unidos e hoje é sinônimo de tecnologia e qualidade.
A empresa também inovou ao trabalhar com 10 anos de garantia em seus produtos. O crescimento da Hyundai não parou de evoluir, principalmente com veículos muito bonitos, confortáveis, seguros e tecnológicos, entre eles Hb20, Elantra, Sonata, Veloster, i30, ix35 e Azera.
Hyundai Hb20 2018
Hyundai Elantra 2018
Hyundai Sonata 2018
Hyundai Veloster 2018
Hyundai i30 2018
Hyundai ix35 2018
Hyundai Azera 2018
A Hyundai vem passando por queda nos lucros, incertezas no mercado dos EUA e dificuldade para manter os seus produtos entre os mais vendidos. O lucro líquido no segundo semestre de 2017 foi menor do que no mesmo período de 2016. No 1° trimestre de 2018, a queda chegou a 48%, comparando com o mesmo período de 2017.
No Brasil, a Hyundai tem uma fábrica em Piracicaba, interior do Estado de São Paulo, que recebeu cerca de U$ 700 milhões para ser construída. O primeiro HB20 foi montado na unidade no ano de 2012.
Veja também:
Curiosidades sobre a Chevrolet