A Volkswagen é uma das maiores marcas do mundo, trabalha com veículos modernos, é sinônimo de tecnologia e seus produtos fazem parte da história da vida de muita gente. É uma marca alemã tradicional, que se destacou no mundo inteiro por causa do Fusca, um carro popular, feito para atender o alemão da classe média. Este era um desejo de Adolf Hitler, que queria um carro com as seguintes características, antes mesmo de a Volks existir:
- Velocidade igual a 100 km/h
- Capacidade para 5 passageiros
- Preço acessível
- Econômico na manutenção e no gasto de combustível
Crédito da Imagem: Volkswagen
Assim, Hitler pediu que o engenheiro Ferdinand Porsche projetasse o modelo que resultaria no Fusca, o carro do povo, com motor na traseira, 4 cilindros, com refrigeração, design com diversas curvas, que lembrava bem um “besouro”.
Adolf Hitler e o Projeto do Fusca. Crédito da Imagem: Getty Images / BBC
Para fabricar o modelo encomendado pelo ditador, o governo alemão investiu pesado na criação da Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens GmbH ou, se preferir, Volkswagen. A cidade de Wolfsburg foi escolhida para sediar a empresa.
Adolf Hitler (centro) na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg ou Wolfsburgo, cidade da Alemanha.
Em 1939, quando a produção mal havia iniciado, a fábrica teve que dar uma pausa nas atividades por causa da Segunda Guerra Mundial. Por causa do grande conflito bélico, a fábrica usou o mesmo projeto estrutural do Fusca para fabricar o carro anfíbio e jipes.
O beetle, ou fusca, continuou sendo o principal carro da empresa, mesmo depois da guerra. A Volks foi oferecida para diversos industriais, sem sucesso. As exportações do Fusca começaram a melhorar e a render um bom faturamento para a fabricante. Em 1947, mais de 20% do faturamento vinham de exportações do Fusca. O restante era obtido em mercado nacional.
Os EUA também passaram a ser um mercado importante, já que muitos cidadãos queriam ter o Fusca como segundo carro. Em 1947, houve o lançamento do VW Cabriolet, sendo que, em 1950, mais um modelo de muito sucesso foi apresentado ao público, o VW Transporter – mais conhecido popularmente como Kombi.
Crédito da Imagem: Metropoles
Devido aos novos sucessos, a companhia iniciou o seu processo de expansão, com instalação de unidades fabris em outros países, entre eles os seguintes:
- Brasil
- Canadá
- Austrália
Em 1960, a Volkswagen abriu seu capital na Bolsa de Valores e mostrou que veio para conquistar o mercado, com a aquisição de marcas importantes, como NSU, DKW e Audi. A partir de 1970, veículos que se tornaram campeões de venda no Brasil passaram a ser fabricados no país, como Golf, Variant e Passat.
Recorte de revista, linha completa de 1973
No final dos anos 70, o Fusca comprovou ser um sucesso incrível, com mais de 20 milhões de unidades vendidas. No seu processo de expansão, a Volks comprou novas marcas, como Lamborghini, Bentley, Scania e Bugatti.
A Porsche comprou o controle acionário da Volkswagen e a empresa sofreu com a crise de 2008. Um dos grandes problemas enfrentados pela Volkswagen em sua história recente foi a fraude na emissão de poluentes, descoberta em 2015. O fato abalou a credibilidade da empresa e refletiu nos números da venda de todos os modelos de veículos.
Evolução do logotipo da Volkswagen
Em 2017, a Volkswagen praticamente dobrou o seu faturamento, tendo obtido lucro de 11,4 bilhões de euros. A empresa tem mais de 22 mil funcionários no mundo inteiro.
Veja também:
Curiosidades sobre a Chevrolet