A substância responsável por este efeito é o octacosanol.
O estresse é um dos males endêmicos da nossa sociedade. Ele afeta grande parte da população, especialmente aqueles que vivem em áreas urbanas, e é um fator de risco para várias doenças físicas e mentais.
O estresse pode afetar a qualidade e a quantidade do nosso sono. Mas cientistas da Universidade japonesa de Tsukuba afirmam ter encontrado um composto presente em diferentes alimentos que podem ajudar as pessoas com estresse a dormir.
A substância é chamado octacosanol e foi mostrado para melhorar a qualidade do sono de ratos. Surpreendentemente, os pesquisadores descobriram que essa substância beneficiou a qualidade do sono de ratos levemente estressados.
Na ocasião, o octacosanol reduziu o nível de corticosterona, um marcador de estresse, no plasma sanguíneo. Os ratos administrados com octacosanol também apresentaram sono normal, onde o sono já havia sido previamente perturbado devido ao estresse. Eles dizem, portanto, que o octacosanol mitiga o estresse em camundongos e restaura o sono leve em camundongos. O sono induzido pelo octacosanol foi semelhante ao sono natural e à natureza fisiológica.
E chegamos à questão-chave; Quais são os alimentos em que podemos encontrar o octacosanol? Esta substância é encontrada no arroz integral, gérmen de trigo ou cana de açúcar. Também está presente na cera produzida pelas abelhas.
Os especialistas garantem que o octacosanol, que até já é usado em suplementos para baixar o colesterol, poderá agora ser utilizado para tratar insônias induzidas pelo stress.