Pesquisadores da Universidade de Surrey descobriram que fechar os olhos ajuda a aumentar a capacidade de lembrar de eventos com mais precisão. A pesquisa descobriu que, ao fechar os olhos, nossa memória recorda as lembranças de forma mais eficiente.
Um exemplo prático é o seguinte: imagine que você perdeu as chaves do carro e não se lembra onde as deixou. Neste caso, ao invés de ficar procurando, é melhor parar e fechar os olhos, bloqueando a visão, para buscar as memórias com precisão.
Os pesquisadores acreditam que este método poderia ajudar as testemunhas a se lembrarem mais de detalhes de crimes e que essa técnica deveria ser usada durante o processo de testemunhos.
As descobertas também dão conta de que aqueles que constroem um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor também conseguem recuperar lembranças com mais facilidade.
O chefe do estudo, dr. Robert Nash, disse: “Está claro em nossa pesquisa que fechar os olhos e construir uma imagem mental ajudam a estimular a recordação de testemunhas”. O pesquisador disse que é vital encorajar testemunhas a usarem essa técnica útil durante as entrevistas.
Como foi realizada a pesquisa?
No primeiro de dois experimentos, 178 voluntários foram convidados a assistir a um filme mostrando um eletricista entrando em uma propriedade, realizando trabalhos e roubando pertences. Os participantes foram então convidados a uma série de perguntas sobre o filme, como, por exemplo, “o que estava escrito na frente da van do eletricista?”. As perguntas foram projetadas para testar a capacidade de recordação.
Aqueles que fechavam os olhos enquanto tentavam se lembrar respondiam 23% mais das perguntas corretamente do que aqueles que não o faziam.
Para o segundo experimento, os voluntários receberam uma reconstrução de um assalto, na qual um homem idoso era atacado em sua casa. Desta vez, os participantes foram convidados a lembrar o que ouviram e o que tinham visto. Também nesta etapa do estudo, fechar os olhos ajudou a recordar imagens e sons da cena do crime. A pesquisa foi publicada na revista Legal and Criminology Psychology.
Por que fechar os olhos nos ajuda a lembrar?
Nosso cérebro tem uma capacidade de compreensão conectada àquilo que está acontecendo no mundo sensorial. Por exemplo, se você colocar as mãos atrás da cabeça, a maior parte da área ocupada por suas mãos reflete a quantidade de cérebro que se dedica a compreender a informação que entra pelos olhos.
Essas mesmas áreas do cérebro também estão envolvidas em lembranças visuais de coisas que você viu no passado. Quando seus olhos estão abertos, as áreas do cérebro que estão envolvidas na visão estão recebendo novas entradas e, por isso, ficam ocupadas. Já quando você fecha os olhos, consegue se concentrar melhor para buscar uma lembrança visual do passado.
A pesquisa foi realizada com quatro grupos de pessoas. O grupo que estava com os olhos fechados respondeu mais corretamente às perguntas do que aqueles que viam distrações visuais.
Por isso, sempre que você precisar se lembrar de algo, feche os olhos e concentre-se! Essa é a melhor forma de recordar acontecimentos do passado, sem nenhum tipo de distração sensorial.