A internet tem sido tomada pelos memes nos últimos tempos. Eles se multiplicam e fazem um enorme sucesso, mas nem todo mundo entende o que são os memes. Vamos explicar: os memes são montagens engraçadas, frases e vídeos que são reproduzidos nas redes sociais, como Facebook, blogs e sites.
Os últimos memes de sucessos que ganharam a internet foram Willy Wonka, o Homem Super Macho (Overly Manly Man), Brian Azarado (Bad Lucky Brian), Namorada Neurótica (Over Attached Girlfriend), entre outros.
Segundo o livro “O Gene Egoísta”, escrito em 1976 pelo zoólogo Richard Dawkins, um meme é “uma unidade de evolução cultural” que se propaga de indivíduo para indivíduo. Esse conceito passou a dar nome a todas as produções que “bombam” na internet.
Os memes são repetidos amplamente na internet, ganhando vários formatos, contextos e interpretações, mas sem perder a referência original. Um meme pode ser uma imagem, uma gíria, um bordão, um vídeo ou um ícone.
Outros exemplos famosos são: “Rage Faces“, as paródias do vídeo “Para nossa Alegria” e o LOL Face. Vale lembrar que meme e viral não são a mesma coisa: o meme é algo que se espalha na internet e ganha versões, e o viral é qualquer produção que se espalha rapidamente pela rede.