Universo

Por que a Lua não cai?

Uma pergunta simples, feita por uma curiosa criança, atiça o imaginário e não são todos os adultos que sabem respondê-la.

Uma pergunta simples, feita por uma curiosa criança, atiça o imaginário e não são todos os adultos que sabem respondê-la. Para que ninguém mais fique passando vergonha caso esse questionamento seja levantado novamente, este texto trará as explicações necessárias para que todos possam entender e explicar, para uma criança, ou qualquer pessoa que venha perguntar, o motivo pelo qual a Lua não cai.

Primeiramente, é preciso entender que a Lua está numa constante queda, mas como possui uma distância variavel de 357.300 km a 407.100 km da Terra e sua velocidade é de 3.700 km/h, esses fatos fazem com que a Lua não se choque com a Terra. Mas como assim?

A Lua está junto do planeta Terra por causa da força gravitacional que atrai corpos que tenham massa. A gravidade na Terra faz com que todos sejam “levados” para o centro dela, numa velocidade de 9,8 m/s, que vai aumentando a cada segundo.

Isso quer dizer que a Lua é atraída pela gravidade, mas não se choca com o planeta Terra porque está se movimentando de forma muito rápida ao redor da Terra. Para entender melhor, basta imaginar a Lua com duas velocidades, uma horizontal e a outra para o centro dela. Com isso, o resultado é que a força da gravidade apenas muda a direção da velocidade da Lua, deixando-a “inclinada” para baixo constantemente.

É possível dar uma volta na Terra porque ela é redonda. Por isso, enquanto você anda cerca de 1 km em linha reta, a Terra “se curva” pra baixo cerca de 13 cm, numa sutileza quase imperceptível.

Orbita lua - terra

Esse conceito é aplicado graças à Lei de Newton.

O que é a Lei de Newton?

A Lei da Gravitação Universal foi uma das grandes desconvertas de Isaac Newton. Essa força nos mostra que corpos que tenham massa possuem a capacidade de se atrair por uma força mútua, chamada de gravidade. A conclusão é que a Lua atrai a Terra e a Terra atrai a Lua com uma força, mas que impossibilita o satélite natural cair sobre a Terra.

Tragetória da lua

Newton teve a ideia de colocar objetos em órbita em volta da Terra. Quando lançado horizontalmente de uma determinada altura, ele faz um movimento curvilíneo até cair no chão. Esse movimento é uma curva porque acompanha a curvatura da Terra. O objeto sendo lançado de uma determinada altura e na velocidade correta, é possível fazer com que ele volte ao ponto onde foi lançado, acompanhando toda a curvatura do planeta terrestre. Com isso, o objeto mantem uma velocidade tangencial à trajetória e executa o movimento de queda infinita ao redor do planeta.

Então, por que a Lua não cai na Terra?

A Lua não cai na Terra porque a sua velocidade é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra, fazendo com que ela fique num movimento de queda eterno, impossibilitando o seu contato com a Terra. A sua velocidade é rápida o suficiente para que ela permaneça em órbita, apenas acompanhando a curvatura da Terra.

Em resumo podemos afirmar:

É a velocidade que mantém a Lua em sua órbita, impedindo-a de cair sobre a Terra.

A Terra atrai a Lua, mas esta desenvolve velocidade suficiente para manter-se em órbita.

  • – Trajetória da gravidade que puxa a Lua para a Terra
  • – Trajetória da gravidade que puxa a Terra para a Lua
  • – Força Real da gravidade que puxa a Lua para a Terra
  • – Força Real da gravidade que puxa a Terra para a Lua
  • – Força de gravidade entre a Terra e a Lua de acordo com Newton e a física atual.

Sobre o Autor