Certamente na escola você memorizou os planetas do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. A terra? Por que a Terra não tem o nome de um Deus como os outros planetas?
Quando os planetas foram nomeados, os humanos não sabiam que a Terra também era um deles. Eles acreditavam que os planetas eram corpos celestes que giravam em torno de nós. Em praticamente todas as línguas, o nome do nosso mundo deriva de palavras que significam solo ou terreno. Em inglês, “Terra” deriva do germânico “erde”, que significa “terra”. Os antigos chamavam “terra” no que colocavam seus pés e depois o nome passou a identificar o planeta.
Um fato curioso é a origem da palavra “planeta” que vem do grego πλανήτης “planētēs” que significa “vagabundo” ou “errante”. Os planetas receberam esse nome genérico devido à teoria geocêntrica de Ptolomeu. Ele acreditava que o Sol girava em torno da Terra que era o centro do universo, mas de uma maneira errática, uma vez que desobedeceu à “lei do círculo”.
Estes “Planetas” foram nomeados de acordo com os gregos e romanos que os relacionaram com certos deuses: o planeta vermelho se chama Marte, Deus da guerra, o mais brilhante colocaram Vênus, a deusa da beleza, o que orbita em menos tempo em torno do sol (que leva apenas 88 dias) e, portanto é o mais rápido foi chamado como o mensageiro dos deuses “Mercury” e o maior de todos deram o nome de um Deus mais importante “Júpiter”. O último dos planetas foi nomeado de Saturno.
Urano e Netuno não foram descobertos e nomeados até poucos séculos atrás e a princípio, eles não tinham nomes de deuses. Eles foram chamados de “Herschel” e “Georgium Sidium”. Até que em 1850 foi estabelecido que eles deveriam ter nomes de deuses como os outros planetas do sistema solar e eles foram chamados como os conhecemos hoje.
Veja também:
Qual é a distância da Terra ao Sol?