Se você é uma pessoa familiarizada com o mercado de investimentos, provavelmente deve conhecer os principais tipos de aplicações disponíveis. Agora, se você é uma pessoa disposta a investir, mas com pouco conhecimento, confira aqui algumas das opções mais comuns do mercado e decida qual delas é a melhor para suas aplicações.
Lembre-se que os investimentos financeiros podem ser a alternativa ideal para guardar dinheiro para a realização de um sonho, para iniciar um negócio próprio ou para garantir a aposentadoria.
Leia também:
O perfil do investidor Brasileiro
Principais modalidades de investimentos:
Fundo de investimento – Os fundos de investimentos incluem fundos de renda fixa, renda variável e multimercado. Estas aplicações podem ser feitas em ações, câmbio, imóveis, ouro, entre outras opções. O investimento pode ser feito tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, sempre com o suporte de uma corretora ou um banco. Existem fundos conservadores, moderados e ousados. O valor mínimo a ser investido depende do tipo de fundo escolhido.
Poupança – A poupança é o investimento preferido do brasileiro. Apesar de ser considerada conservadora e ter baixo rendimento, a poupança tem a vantagem de ser segura e não ter desconto de imposto de renda para pessoa física. Qualquer cidadão pode aplicar na poupança. Para isso, basta ir até uma instituição bancária portando CPF, RG e comprovante de residência. O rendimento da poupança segue a regra de 70% da Taxa SELIC mais a variação da TR.
Câmbio – O investimento em câmbio envolve a compra e venda de moedas estrangeiras, entre elas o Dólar, o Euro e a Libra. O lucro está ligado à valorização da moeda em relação ao Real.
CDB – A sigla CDB significa Certificado de Depósitos Bancários. Este investimento está baseado no empréstimo que o interessado faz para financiar determinado banco. Ao final do prazo estipulado, o banco retornará o valor ao investidor com o acréscimo de juros.
Tesouro Direto – O tesouro direto é um investimento do governo federal. Trata-se da venda de títulos públicos pelo Tesouro Nacional. O investimento está disponível para pessoas físicas, por meio da internet. É possível investir com apenas R$ 30,00. São diferentes tipos de títulos, com boa rentabilidade e liquidez diária.
Ações – As ações são ativos pertencentes às empresas de capital aberto ou sociedade anônima. As negociações acontecem por meio da bolsa de valores. Ao comprar ações de uma empresa, o investidor se torna sócio dela, com direito à participação nos resultados. É um investimento de risco, no qual a pessoa pode perder o dinheiro quando a empresa não vai bem no mercado. Para investir em ações, as pessoas precisam do suporte das corretoras.