A unidade astronômica do tempo foi estabelecida pela União Astronômica Internacional. Nesse sentido, a massa solar, a massa e a unidade astronômica e o comprimento são os protagonistas, embora os anos-luz ou o parsec sejam popularmente usados como as medições mais comuns no espaço. Entre os grandes problemas para colocar um objeto no espaço está a grande distância entre ele e seu referente.
Unidades astronômicas
A pequena escala de quilômetros ou milhas é algo irrelevante se pensarmos nessas magnitudes. A este respeito, a União Astronômica Internacional estabeleceu em 1976 um sistema de unidades astronômicas que são de grande interesse para os astrônomos. Vamos falar sobre alguns deles:
Unidade astronômica de tempo: dia
Unidade astronômica de massa: massa solar
Unidade astronômica de comprimento: unidade astronômica (AU, por sua sigla em inglês).
Como medir o tempo no espaço?
Usamos o dia da terra como regra quando contamos o tempo gasto no espaço. O símbolo é D e podemos defini-lo como a fração 365,25 do ano juliano. Por sua vez, o dia é dividido em 86.400 segundos.
A massa solar para pesar galáxias
Ao calcular a massa de uma estrela ou planeta, a massa do sol é usada como referência, usando o símbolo M ou Si. A massa do Sol é 333.000 vezes a da Terra e 1.048 vezes a de Júpiter.
UA para medir distâncias cósmicas
A UA é a abreviação da unidade astronômica. Torna possível calcular grandes distâncias em todo o universo. Sua equivalência é de 149.597.870.700 metros (cerca de 150 bilhões de metros de arredondamento), que é a distância média entre o nosso planeta e o Sol; uma unidade que foi criada pela União Astronômica Internacional em 2012.
Veja: Qual é a distância da Terra ao Sol?
Entenda de forma simplificada no vídeo:
Ano-luz e parsec: as medições astronômicas mais conhecidas
Não é uma medida que podemos classificar como oficial, mas é verdade que muitos escritores e disseminadores recorrem frequentemente a eles para explicar as grandes distâncias entre eles.
Em relação parsec, sabemos que deriva da paralaxe trigonométrica, que é o desvio angular da posição com o que, aparentemente, tem um objeto, dependendo do ponto de vista a ser medido em segundos de arco.