A Fiat é uma fabricante de veículos que faz muito sucesso no mundo, especialmente no Brasil. A empresa fabrica carros versáteis, modernos e econômicos, e foi inaugurada em Turim, em 11 de julho de 1899, por magnatas italianos, entre eles o Conde Brecherasio di Cocherano, Ludovico Scarfiotti e Giovanni Agnelli. Ao total foram nove membros fundadores.
A FIAT é a Fábrica Italiana Automóveis Turim, que nasceu para o desenvolvimento de carros de corrida e para competir com a França e sua indústria de automóveis.
A Fiat, por ser uma fábrica muito antiga, faz parte da história do automobilismo e da sua evolução, tendo entre seus seus modelos os primeiros carros fabricados com motores de 679 cavalos e, em 1903, um carro mais “potente”, um sucesso para a época, com motor com potência de 12 hp.
A Fiat logo tratou de colocar o seu símbolo na parte de cima do radiador. Um dos primeiros carros de sucesso da empresa era chamado de ZERO, tendo sido produzido em larga escala na Itália.
Em 1915, a empresa já era bastante popular na Europa. Durante a primeira guerra mundial, concentrou a sua produção em motores para embarcações, ambulâncias e armamentos.
Após a guerra, a produção da Fiat continuou com modelos de bastante sucesso, tais como:
Fiat 501 – Crédito da foto: Auto evolution.
Fiat 505 – Crédito da foto: Planet carsz.
Fiat 515
Todos estes modelos foram muito importantes para que a empresa ganhasse controle absoluto na venda de veículos na Itália. Em 1920, a Fiat lançou um plano para popularizar o uso do automóvel e apostou no lançamento de veículos de sucesso, como o 503 e o 509.
Fábrica da Fiat em Lingotto, distrito de Turim, Itália. Pista de testes no telhado.
Na década de 30, a Fiat ganhou destaque no mercado mundial com novos veículos mais acessíveis para a população, entre eles o 1500 e o 508 Balila.
Na Segunda Guerra Mundial, mais uma vez as instalações fabris da empresa foram usadas para a produção de armas bélicas, incluindo até mesmo estruturas de aviões. Depois das batalhas da Segunda Guerra Mundial, a Fiat lançou no mercado o carro 1400, incluindo o modelo a Diesel.
Na década de 60, a Fiat ganhou um novo modelo de gestão: há uma divisão da Fiat automóveis e da produção de tratores e caminhões, por exemplo. O sucesso da Fiat pode ser medido na quantidade de países nos quais a empresa estava presente em 1968, com seus produtos em 150 nações!
Em 1970, os carros Ritmo e 132 foram lançados no mercado com relativo sucesso, mas não tanto quanto o Uno e o Panda, que ganharam o público na década de 80.
Assista – Ative a legenda
A pista de testes da fábrica era no telhado no telhado
Devido ao seu sucesso, no final dos anos 1980, a Fiat comprou a Maserati. Outros carros mais esportivos foram lançados pela Fiat depois da compra da empresa, como o Punto e o Stilo.
Fiat Punto
Maserati
Evolução do logotipo da Fiat
Em 2009, a Fiat fez a aquisição de 20% das ações da Chrysler e passou a contar com tecnologia de ponta para a produção de veículos maiores, que fazem sucesso nos Estados Unidos, com suporte das marcas Jeep e Dodge.
Chrysler
A Fiat Chrysler conseguiu aumentar em 93% o seu lucro em 2017, faturando cerca de U$ 4,5 bilhões. Um dos veículos mais populares da Fiat no Brasil é o Palio, além do Fiat Uno.
Fiat Palio
Fiat Uno
Veja também:
Curiosidades sobre a Chevrolet
Curiosidades sobre a Volkswagen
Curiosidades sobre a Tesla Motors